Distúrbios de Aprendizagem: Como Identificar e Como Atuar
MÓDULO 9: MEDIAÇÃO ESCOLAR: PROCESSOS E ESTRATÉGIAS COM TEA
- Atendimento educacional especializado aplicado ao TEA: exemplos e práticas
- Plano de intervenção inclusiva para indivíduos com TEA
- Recursos Educacionais e Atividades Adaptadas para Pessoas com Autismo
MÓDULO 10: PROCESSOS DE INTERVENÇÃO APLICADOS AO TEA
- Processos de Intervenção: Aspectos Farmacológicos, Psicossociais e Comportamentais
- Atendimento Interdisciplinar e Métodos de Intervenção
- Procedimentos e orientações à família e escola
MÓDULO 1: ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: os distúrbios de aprendizagem associados à linguagem e à comunicação
- Dislexia
- Ajuda estratégica em leitura, escrita e cálculo
MÓDULO 2: DESENVOLVIMENTO, APRENDIZAGEM E ABORDAGENS PSICOPEDAGÓGICAS
- Abordagens psicopedagógicas: a Gestaltpedagogia, Psicodrama e Teoria Sistêmica
- Abordagens psicopedagógicas: a Psicanálise, Teoria Comportamental e Neuropsicologia
- TDAH, TEA, TOD: como encaminhar para avaliação psicológicas pela escola
MÓDULO 3: TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO (TGD), ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO
- Características específicas da Educação Especial e a relação com o TGD
- Inclusão escolar de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação
- A formação e acompanhamento da tríade (escola, família e sociedade) para atender o processo ensino-aprendizagem de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação
MÓDULO 4: EPIDEMIOLOGIA DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE
- Identificação e Avaliação do TDAH: DSM V e CID 11
- Subtipos ou Apresentações do TDAH
- Comorbidades relacionadas ao TDAH: Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem
MÓDULO 5: TDAH E A ESCOLA
- Trabalho de memorização e motivação: atividades práticas para alunos com TDAH
- Trabalho de foco e atenção: atividades práticas para alunos com TDAH
- Orientações à escola e aos Professores quanto ao TDAH
MÓDULO 6: ATIVIDADES PRÁTICAS NA ABORDAGEM DO TDAH
- Estimulando as habilidades sociais no TDAH
- Estimulando a autoestima em indivíduos com TDAH
- TDAH e a família: dicas para os Pais e estratégias para o dia a dia
MÓDULO 7: CONTEXTUALIZAÇÃO E CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS DO AUTISMO
- Sinais do TEA na infância
- Critérios diagnósticos do TEA
- A importância da família e o diagnóstico
MÓDULO 8: HABILIDADES SOCIAIS E A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA (ABA)
- A importância da autorregulação e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais
- Análise do Comportamento Aplicada e Educação
- Comportamento simbólico e alfabetização
MÓDULO 11: DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E ATIVIDADES DE PSICOMOTRICIDADE
- Atividades Lúdicas de Psicomotricidade para Crianças
- Exercícios de psicomotricidade para crianças com problemas de desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM)
- Avaliação e prática psicomotoras
MÓDULO 12: TECNOLOGIA ASSISTIVA
- A CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) e o desenho universal
- Softwares de acessibilidade na Educação: funções e usos
- Sala de recursos multifuncionais e acessibilidade na Educação
Duração: 720 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
A pós-graduação em Distúrbios de Aprendizagem: Como Identificar e Como Atuar é destinada a profissionais que atuam ou têm interesse em trabalhar diretamente na identificação e intervenção em dificuldades de aprendizagem, incluindo professores da educação infantil, ensino fundamental e médio, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e neuropsicólogos. Além disso, gestores educacionais e profissionais de saúde que se envolvem com o desenvolvimento infantil e adolescente também encontram no curso uma oportunidade para aprofundar seus conhecimentos e habilidades. |
Este curso é oferecido por:
Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023