Distúrbios de Aprendizagem: Como Identificar e Como Atuar

MÓDULO 9: MEDIAÇÃO ESCOLAR: PROCESSOS E ESTRATÉGIAS COM TEA

- Plano de ensino e currículo individualizados para crianças e adolescentes com TEA
- Atendimento educacional especializado aplicado ao TEA: exemplos e práticas
- Plano de intervenção inclusiva para indivíduos com TEA
- Recursos Educacionais e Atividades Adaptadas para Pessoas com Autismo

MÓDULO 10: PROCESSOS DE INTERVENÇÃO APLICADOS AO TEA

- Escalas de avaliação (tipos de escalas: de triagem, diagnóstica e de evolução)
- Processos de Intervenção: Aspectos Farmacológicos, Psicossociais e Comportamentais
- Atendimento Interdisciplinar e Métodos de Intervenção
- Procedimentos e orientações à família e escola

MÓDULO 1: ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

- Alunos com necessidades educacionais especiais: deficiência intelectual
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: os distúrbios de aprendizagem associados à linguagem e à comunicação
- Dislexia
- Ajuda estratégica em leitura, escrita e cálculo

MÓDULO 2: DESENVOLVIMENTO, APRENDIZAGEM E ABORDAGENS PSICOPEDAGÓGICAS

- Desenvolvimento socioemocional: Teoria Ecológica e Teoria do Desenvolvimento de Duração da Vida
- Abordagens psicopedagógicas: a Gestaltpedagogia, Psicodrama e Teoria Sistêmica
- Abordagens psicopedagógicas: a Psicanálise, Teoria Comportamental e Neuropsicologia
- TDAH, TEA, TOD: como encaminhar para avaliação psicológicas pela escola

MÓDULO 3: TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO (TGD), ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO

- Definição e visão social de Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD), Altas Habilidades e Superdotação
- Características específicas da Educação Especial e a relação com o TGD
- Inclusão escolar de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação
- A formação e acompanhamento da tríade (escola, família e sociedade) para atender o processo ensino-aprendizagem de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação

MÓDULO 4: EPIDEMIOLOGIA DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE

- Aspectos Neurobiológicos do TDAH
- Identificação e Avaliação do TDAH: DSM V e CID 11
- Subtipos ou Apresentações do TDAH
- Comorbidades relacionadas ao TDAH: Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem

MÓDULO 5: TDAH E A ESCOLA

- Uso dos Temporizadores como estratégia Educacional no TDAH
- Trabalho de memorização e motivação: atividades práticas para alunos com TDAH
- Trabalho de foco e atenção: atividades práticas para alunos com TDAH
- Orientações à escola e aos Professores quanto ao TDAH

MÓDULO 6: ATIVIDADES PRÁTICAS NA ABORDAGEM DO TDAH

- Atividades, Jogos e Brinquedos para crianças com TDAH
- Estimulando as habilidades sociais no TDAH
- Estimulando a autoestima em indivíduos com TDAH
- TDAH e a família: dicas para os Pais e estratégias para o dia a dia

MÓDULO 7: CONTEXTUALIZAÇÃO E CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS DO AUTISMO

- História do Autismo e sua definição
- Sinais do TEA na infância
- Critérios diagnósticos do TEA
- A importância da família e o diagnóstico

MÓDULO 8: HABILIDADES SOCIAIS E A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA (ABA)

- O que é atenção compartilhada?
- A importância da autorregulação e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais
- Análise do Comportamento Aplicada e Educação
- Comportamento simbólico e alfabetização

MÓDULO 11: DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E ATIVIDADES DE PSICOMOTRICIDADE

- Psicomotricidade, desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem
- Atividades Lúdicas de Psicomotricidade para Crianças
- Exercícios de psicomotricidade para crianças com problemas de desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM)
- Avaliação e prática psicomotoras

MÓDULO 12: TECNOLOGIA ASSISTIVA

- Tecnologia Assistiva e Divisão das categorias assistivas na Educação Inclusiva
- A CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) e o desenho universal
- Softwares de acessibilidade na Educação: funções e usos
- Sala de recursos multifuncionais e acessibilidade na Educação
Como funciona:
Ao acessar a plataforma de aprendizagem (AVA), você visualizará o curso e suas unidades de aprendizagem (módulos). Cada unidade de aprendizagem é composta por uma apresentação; um capítulo de livro; uma dica do professor, que poderá ser uma videoaula; 1 quiz com 4 questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo; um caso de aplicação prática dos conteúdos; e, por fim, links para materiais complementares, que podem incluir textos e vídeos diversos. Observa-se que o desafio e o quiz não possuem caráter avaliativo, ou seja, não comporão sua nota para a certificação. Para você receber seu certificado, deverá realizar uma avaliação a cada módulo com 5 questões de múltipla escolha, sendo necessário o acerto de 70% das questões ou mais para aprovação. Será possível realizar a prova até 2 vezes.
Curso de Distúrbios de Aprendizagem: Como Identificar e Como Atuar
Distúrbios de Aprendizagem: Como Identificar e Como Atuar
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 720 horas
Modalidade: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

A pós-graduação em Distúrbios de Aprendizagem: Como Identificar e Como Atuar é destinada a profissionais que atuam ou têm interesse em trabalhar diretamente na identificação e intervenção em dificuldades de aprendizagem, incluindo professores da educação infantil, ensino fundamental e médio, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e neuropsicólogos. Além disso, gestores educacionais e profissionais de saúde que se envolvem com o desenvolvimento infantil e adolescente também encontram no curso uma oportunidade para aprofundar seus conhecimentos e habilidades.


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

Scroll Up