Currículo, Didática e Metodologias Ativas
MÓDULO 1: TEORIAS DO CURRÍCULO I
- Os tipos de currículo
- A seleção de conteúdos para o currículo
- As disciplinas e suas inter-relações
MÓDULO 2: TEORIAS DO CURRÍCULO II
- O currículo no ambiente institucional escolar
- Políticas Curriculares
- Currículo e educação por competências
MÓDULO 3: TEORIAS DO CURRÍCULO III
- O currículo na perspectiva do enfoque globalizador
- O currículo na perspectiva da integração
- Organização do currículo por projetos de trabalho
MÓDULO 4: TEORIAS DO CURRÍCULO IV
- Currículo, justiça e igualdade social
- Currículo e gênero
- Currículo e interculturalidade
MÓDULO 5: DIDÁTICA I
- Diferentes tendências pedagógicas: liberais e progressistas
- As relações entre professor/aluno no processo de ensino e aprendizagem
- Tipos de Planejamento Educacional
MÓDULO 6: DIDÁTICA II
- As Teorias Pedagógicas: um estudo sobre inatismo, empirismo e interacionismo
- Avaliação
- Planejamento Educacional
MÓDULO 7: DIDÁTICA III
- Conteúdo: um elemento da didática
- Projeto Político Pedagógico da Escola
- A importância da didática na formação do professor
MÓDULO 8: DIDÁTICA IV
- Ensino e aprendizagem: dois processos básicos da didática
- A didática em espaços não escolares
- A escola como promotora da educação para e na cidadania
MÓDULO 9: APRENDIZEGEM E PRÁTICA EDUCATIVA I
- Professores Profissionais
- Aprendizagem e Conhecimento
- Prática Educativa
- A Função Social do Ensino
MÓDULO 10: APRENDIZEGEM E PRÁTICA EDUCATIVA II
- Conteúdo de Ensino I
- Conteúdo de Ensino II
MÓDULO 11: GESTÃO DA SALA DE AULA I
- Aplicando Estratégia de Trabalho de Grupo
- Tecnologia na sala de aula
- Relação entre dificuldades de aprendizagem e as inteligências
MÓDULO 12: GESTÃO DA SALA DE AULA II
- Interdisciplinaridade/Transdisciplinaridade
- Ludicidade
- Jogos
MÓDULO 13: GESTÃO DA SALA DE AULA III
- Tecnologia na sala de aula I
- Tecnologia na sala de aula II
- Tecnologia na sala de aula III
MÓDULO 14: METODOLOGIA ATIVA NA EaD
- O material didático para EaD
- Redes sociais na educação
- Videoconferência
MÓDULO 15: METODOLOGIAS ATIVAS I
- Opções metodológicas do trabalho docente na andragogia
- Sala de Aula Invertida x Sala de Aula Tradicional
- Técnicas e Metodologias de Coaching
MÓDULO 16: METODOLOGIAS ATIVAS II
- Planejamento em uma sala de aula baseada na resolução de problemas
- Conhecimento e crítica
- Investigação
MÓDULO 17: DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
- Relação Professor/Aluno
- Papel do professor
- Os sistemas de avaliação do ensino superior: Censo da Educação superior, Enade, Sinaes
Duração: 600 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Destinado a profissionais da educação, tais como gestores educacionais, professores das redes públicas e privadas, tutores, cuidadores escolares, inspetores, e interessados na área de educação.<br><br>A Pós-Graduação Lato Sensu tem por objetivo especializar o estudante na área de interesse. Observa-se que os cursos de pós-graduação não habilitam para o exercício profissional, mas sim os cursos de graduação. |
Este curso é oferecido por:
Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023