Neurociências e Comportamento
MÓDULO 1: INTRODUÇÃO À NEUROCIÊNCIA I
- Fisiologia do Sistema Sensorial, Neurossensorial e Funções Hemisféricas
- Funções Corticais e Subcorticais
- Definição e classificação dos neurotransmissores
MÓDULO 2: INTRODUÇÃO À NEUROCIÊNCIA II
- Sistema endocanabinoide e Sistema GABAérgico
- Sistema Glutamatérgico
- Neuropeptídios e hormônios dos sistemas nervosos central e periférico
MÓDULO 3: DESENVOLVIMENTO CEREBRAL I
- Desenvolvimento Infantil e Plasticidade Cerebral
- Desenvolvimento Neuropsicomotor
- Fatores ambientais que influenciam a plasticidade do SNC
MÓDULO 4: DESENVOLVIMENTO CEREBRAL II
- Os princípios do Desenvolvimento Cognitivo
- Consciência, memória, instinto, razão e emoção
- O papel da linguagem no desenvolvimento e na aprendizagem
MÓDULO 5: FUNÇÕES COGNITIVAS E EMOCIONAIS
- Funções cognitivas, conativas e executivas na aprendizagem
- Emoções: relação com o funcionamento cerebral e processos de aprendizagem
- Transtornos e condições que influenciam o funcionamento cognitivo
MÓDULO 6: CONTEXTUALIZAÇÃO E CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS DO AUTISMO
- Sinais do TEA na infância
- Critérios diagnósticos do TEA
- A importância da família e o diagnóstico
MÓDULO 7: DESENVOLVIMENTO HUMANO E DESAFIOS EM INDIVÍDUOS COM TEA
- Ausências de habilidades x excessos de comportamentos disruptivos e inadequados
- Alterações sensoriais x Birras
- Estereotipias, comportamentos repetitivos e rigidez
MÓDULO 8: EPIDEMIOLOGIA DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE
- Identificação e Avaliação do TDAH: DSM V e CID 11
- Sintomatologia do TDAH na primeira e segunda infância
- Sintomatologia do TDAH em adolescentes
MÓDULO 9: TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO (TGD), ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO
- Características específicas da Educação Especial e a relação com o TGD
- Inclusão escolar de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação
- A formação e acompanhamento da tríade (escola, família e sociedade) para atender o processo ensino-aprendizagem de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação
MÓDULO 10: NEUROALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO I
- Funcionamento Executivo, Atenção e Memória no processo de aprendizagem
- Funções Executivas e o aprendizado da leitura e escrita
- Habilidade de decodificar para ler e recodificar para escrever
MÓDULO 11: NEUROALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO II
- Consciência fonológica e domínio do princípio alfabético
- Audição e construção da linguagem e do léxico gramatical
- Ordem de apresentação das letras e rotas de leitura
MÓDULO 12: NEUROPSICOMOTRICIDADE
- Bases teóricas da psicomotricidade: corpo, movimento e integração sensorial
- A neuropsicomotricidade: abordagem neurobiológica do movimento e comportamento
- Inter-relação entre aspectos cognitivos, emocionais e motores
MÓDULO 13: CONCEITOS E FUNÇÕES DA PSICOLOGIA E O COMPORTAMENTO
- Panorama do comportamento no campo psicológico: conceitos e tendências (primórdios e efeitos do comportamento)
- A psicologia do comportamento desviante
- Personalidade e comportamento
MÓDULO 14: PSICOLOGIA E NEUROAPRENDIZAGEM
- Determinação dos métodos de Avaliar a Inteligência
- As inteligências múltiplas aplicadas à educação infantil
- Neurociência e linguagem
MÓDULO 15: PSICOLOGIA POSITIVA E MINDFULNESS
- Psicologia Positiva, Mindfulness e PNL
- Princípios e práticas de mindfulness
- Impacto do mindfulness na redução do estresse e promoção do bem-estar
Duração: 800 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Compreender os processos neurobiológicos e sua relação com o comportamento humano. |
Este curso é oferecido por:
Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023