Neurociências e Comportamento

MÓDULO 1: INTRODUÇÃO À NEUROCIÊNCIA I

- Fundamentos de Neuroanatomia Funcional
- Fisiologia do Sistema Sensorial, Neurossensorial e Funções Hemisféricas
- Funções Corticais e Subcorticais
- Definição e classificação dos neurotransmissores

MÓDULO 2: INTRODUÇÃO À NEUROCIÊNCIA II

- Catecolaminas: Dopamina, Noradrenalina, Adrenalina e Serotonina
- Sistema endocanabinoide e Sistema GABAérgico
- Sistema Glutamatérgico
- Neuropeptídios e hormônios dos sistemas nervosos central e periférico

MÓDULO 3: DESENVOLVIMENTO CEREBRAL I

- Neuroplasticidade Cerebral
- Desenvolvimento Infantil e Plasticidade Cerebral
- Desenvolvimento Neuropsicomotor
- Fatores ambientais que influenciam a plasticidade do SNC

MÓDULO 4: DESENVOLVIMENTO CEREBRAL II

- Desenvolvimento Cerebral e processos de aprendizagem
- Os princípios do Desenvolvimento Cognitivo
- Consciência, memória, instinto, razão e emoção
- O papel da linguagem no desenvolvimento e na aprendizagem

MÓDULO 5: FUNÇÕES COGNITIVAS E EMOCIONAIS

- Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
- Funções cognitivas, conativas e executivas na aprendizagem
- Emoções: relação com o funcionamento cerebral e processos de aprendizagem
- Transtornos e condições que influenciam o funcionamento cognitivo

MÓDULO 6: CONTEXTUALIZAÇÃO E CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS DO AUTISMO

- História do Autismo e sua definição
- Sinais do TEA na infância
- Critérios diagnósticos do TEA
- A importância da família e o diagnóstico

MÓDULO 7: DESENVOLVIMENTO HUMANO E DESAFIOS EM INDIVÍDUOS COM TEA

- Avaliação neuropsicológica no TEA
- Ausências de habilidades x excessos de comportamentos disruptivos e inadequados
- Alterações sensoriais x Birras
- Estereotipias, comportamentos repetitivos e rigidez

MÓDULO 8: EPIDEMIOLOGIA DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE

- Aspectos Neurobiológicos do TDAH
- Identificação e Avaliação do TDAH: DSM V e CID 11
- Sintomatologia do TDAH na primeira e segunda infância
- Sintomatologia do TDAH em adolescentes

MÓDULO 9: TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO (TGD), ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO

- Definição e visão social de Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD), Altas Habilidades e Superdotação
- Características específicas da Educação Especial e a relação com o TGD
- Inclusão escolar de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação
- A formação e acompanhamento da tríade (escola, família e sociedade) para atender o processo ensino-aprendizagem de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação

MÓDULO 10: NEUROALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO I

- Teorias de Alfabetização e estímulo de áreas neurológicas fundamentais: leitura, escrita e compreensão leitora
- Funcionamento Executivo, Atenção e Memória no processo de aprendizagem
- Funções Executivas e o aprendizado da leitura e escrita
- Habilidade de decodificar para ler e recodificar para escrever

MÓDULO 11: NEUROALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO II

- Constituição do léxico ortográfico
- Consciência fonológica e domínio do princípio alfabético
- Audição e construção da linguagem e do léxico gramatical
- Ordem de apresentação das letras e rotas de leitura

MÓDULO 12: NEUROPSICOMOTRICIDADE

- Definição e diferenças entre psicomotricidade e neuropsicomotricidade
- Bases teóricas da psicomotricidade: corpo, movimento e integração sensorial
- A neuropsicomotricidade: abordagem neurobiológica do movimento e comportamento
- Inter-relação entre aspectos cognitivos, emocionais e motores

MÓDULO 13: CONCEITOS E FUNÇÕES DA PSICOLOGIA E O COMPORTAMENTO

- O surgimento do estudo do comportamento
- Panorama do comportamento no campo psicológico: conceitos e tendências (primórdios e efeitos do comportamento)
- A psicologia do comportamento desviante
- Personalidade e comportamento

MÓDULO 14: PSICOLOGIA E NEUROAPRENDIZAGEM

- Relação entre dificuldade de aprendizagem e as inteligências
- Determinação dos métodos de Avaliar a Inteligência
- As inteligências múltiplas aplicadas à educação infantil
- Neurociência e linguagem

MÓDULO 15: PSICOLOGIA POSITIVA E MINDFULNESS

- Introdução à Psicologia Positiva e seus princípios fundamentais
- Psicologia Positiva, Mindfulness e PNL
- Princípios e práticas de mindfulness
- Impacto do mindfulness na redução do estresse e promoção do bem-estar
Como funciona:
Ao acessar a plataforma de aprendizagem (AVA), você visualizará o pós-graduação ead e suas unidades de aprendizagem (módulos). Cada unidade de aprendizagem é composta por uma apresentação; um capítulo de livro; uma dica do professor, que poderá ser uma videoaula; 1 quiz com 4 questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo; um caso de aplicação prática dos conteúdos; e, por fim, links para materiais complementares, que podem incluir textos e vídeos diversos. Observa-se que o desafio e o quiz não possuem caráter avaliativo, ou seja, não comporão sua nota para a certificação. Para você receber seu certificado, deverá realizar uma avaliação a cada módulo com 5 questões de múltipla escolha, sendo necessário o acerto de 70% das questões ou mais para aprovação. Será possível realizar a prova até 2 vezes.
Curso de Neurociências e Comportamento
Neurociências e Comportamento
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 800 horas
Modalidade: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

Compreender os processos neurobiológicos e sua relação com o comportamento humano.
Aplicar técnicas e estratégias baseadas em neurociências em contextos educacionais e clínicos.
Desenvolver abordagens inclusivas para indivíduos com transtornos do neurodesenvolvimento.
Promover bem-estar por meio de práticas de mindfulness e psicologia positiva.


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

Scroll Up