Neuropsicologia
MÓDULO 1: INTRODUÇÃO À NEUROCIÊNCIA I
- Fundamentos de Neuroanatomia Funcional
- Fisiologia do Sistema Sensorial, Neurossensorial e Funções Hemisféricas
- Funções Corticais e Subcorticais
- Definição e classificação dos neurotransmissores
- Fisiologia do Sistema Sensorial, Neurossensorial e Funções Hemisféricas
- Funções Corticais e Subcorticais
- Definição e classificação dos neurotransmissores
MÓDULO 2: INTRODUÇÃO À NEUROCIÊNCIA II
- Catecolaminas: Dopamina, Noradrenalina, Adrenalina e Serotonina
- Sistema endocanabinoide e Sistema GABAérgico
- Sistema Glutamatérgico
- Neuropeptídios e hormônios dos sistemas nervosos central e periférico
- Sistema endocanabinoide e Sistema GABAérgico
- Sistema Glutamatérgico
- Neuropeptídios e hormônios dos sistemas nervosos central e periférico
MÓDULO 5: FUNÇÕES COGNITIVAS E EMOCIONAIS
- Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
- Funções cognitivas, conativas e executivas na aprendizagem
- Emoções: relação com o funcionamento cerebral e processos de aprendizagem
- Transtornos e condições que influenciam o funcionamento cognitivo
- Funções cognitivas, conativas e executivas na aprendizagem
- Emoções: relação com o funcionamento cerebral e processos de aprendizagem
- Transtornos e condições que influenciam o funcionamento cognitivo
MÓDULO 8: AS ESCOLAS PSICOLÓGICAS II
- Psicanálise e sua Epistemologia
- Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
- Pesquisa em Psicologia e seus desafios
- Escolas Psicológicas e os processos de aprendizagem
- Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
- Pesquisa em Psicologia e seus desafios
- Escolas Psicológicas e os processos de aprendizagem
MÓDULO 14: PSICOLOGIA E NEUROAPRENDIZAGEM
- Relação entre dificuldade de aprendizagem e as inteligências
- Determinação dos métodos de Avaliar a Inteligência
- As inteligências múltiplas aplicadas à educação infantil
- Neurociência e linguagem
- Determinação dos métodos de Avaliar a Inteligência
- As inteligências múltiplas aplicadas à educação infantil
- Neurociência e linguagem
MÓDULO 3: DESENVOLVIMENTO CEREBRAL I
- Neuroplasticidade Cerebral
- Desenvolvimento Infantil e Plasticidade Cerebral
- Desenvolvimento Neuropsicomotor
- Fatores ambientais que influenciam a plasticidade do SNC
- Desenvolvimento Infantil e Plasticidade Cerebral
- Desenvolvimento Neuropsicomotor
- Fatores ambientais que influenciam a plasticidade do SNC
MÓDULO 4: DESENVOLVIMENTO CEREBRAL II
- Desenvolvimento Cerebral e processos de aprendizagem
- Os princípios do Desenvolvimento Cognitivo
- Consciência, memória, instinto, razão e emoção
- O papel da linguagem no desenvolvimento e na aprendizagem
- Os princípios do Desenvolvimento Cognitivo
- Consciência, memória, instinto, razão e emoção
- O papel da linguagem no desenvolvimento e na aprendizagem
MÓDULO 6: A NEUROCIÊNCIA E AS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
- Definição e visão social de Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD), Altas Habilidades e Superdotação
- Características específicas da Educação Especial e a relação com o TGD
- Inclusão escolar de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação
- A formação e acompanhamento da tríade (escola, família e sociedade) para atender o processo ensino-aprendizagem de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação
- Características específicas da Educação Especial e a relação com o TGD
- Inclusão escolar de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação
- A formação e acompanhamento da tríade (escola, família e sociedade) para atender o processo ensino-aprendizagem de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação
MÓDULO 7: AS ESCOLAS PSICOLÓGICAS
- Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
- Escola Psicológica: Teoria Estruturalista
- Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
- Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
- Escola Psicológica: Teoria Estruturalista
- Escola Psicológica: Teoria Behaviorista
- Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
MÓDULO 9: FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA
- Conceitos do Eu e da Personalidade
- A psicologia da educação e seus elementos essenciais
- História da Psicologia como ciência
- Teorias da aprendizagem
- A psicologia da educação e seus elementos essenciais
- História da Psicologia como ciência
- Teorias da aprendizagem
MÓDULO 10: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E APRENDIZAGEM
- A importância do vínculo no desenvolvimento da criança
- A teoria de Piaget
- Sociologia construtivista
- Linguagem, conhecimento e pensamento
- A teoria de Piaget
- Sociologia construtivista
- Linguagem, conhecimento e pensamento
MÓDULO 11: FUNÇÕES PSICOLÓGICAS
- Sensação e percepção: estímulos internos e externos nos órgãos de sentido
- Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
- Pensamento, linguagem e inteligência
- Experiências traumáticas, Desenvolvimento e Aprendizagem
- Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
- Pensamento, linguagem e inteligência
- Experiências traumáticas, Desenvolvimento e Aprendizagem
MÓDULO 12: CONCEITOS E FUNÇÕES DA PSICOLOGIA E O COMPORTAMENTO
- O surgimento do estudo do comportamento
- Panorama do comportamento no campo psicológico: conceitos e tendências (primórdios e efeitos do comportamento)
- A psicologia do comportamento desviante
- Personalidade e comportamento
- Panorama do comportamento no campo psicológico: conceitos e tendências (primórdios e efeitos do comportamento)
- A psicologia do comportamento desviante
- Personalidade e comportamento
MÓDULO 13: ATIVIDADES FISIOTERAPÊUTICAS NEUROFUNCIONAIS
- Reflexos primitivos
- Mielomeningocele
- Síndromes neurológicas: Síndrome de Down
- Malformações congênitas e Doenças Degenerativas
- Mielomeningocele
- Síndromes neurológicas: Síndrome de Down
- Malformações congênitas e Doenças Degenerativas
MÓDULO 15: NEUROCIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO E PSICOLOGIA
- História da psiquiatria e saúde mental
- Risco e problemas de saúde mental de crianças
- Componentes percepto-cognitivos, psicossociais, psicomotores, psicoafetivos e sensoperceptivos
- Psicolinguística e alfabetização: processos envolvidos na aprendizagem da leitura e da escrita
- Risco e problemas de saúde mental de crianças
- Componentes percepto-cognitivos, psicossociais, psicomotores, psicoafetivos e sensoperceptivos
- Psicolinguística e alfabetização: processos envolvidos na aprendizagem da leitura e da escrita
MÓDULO 16: NEUROCIÊNCIAS, PERCEPÇÃO E INTERAÇÃO SOCIAL
- A relação da percepção na filosofia e nas neurociências
- A neurociência cognitiva voltada para a interação social
- Teoria da Mente e Teoria dos Neurônios-Espelho
- Dataísmo: a filosofia do Big Data
- A neurociência cognitiva voltada para a interação social
- Teoria da Mente e Teoria dos Neurônios-Espelho
- Dataísmo: a filosofia do Big Data
MÓDULO 17: QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS DE INTERAÇÃO SOCIAL E FILOSOFIA
- A sociologia da modernidade líquida de Zygmunt Bauman
- O peso da felicidade perpétua na contemporaneidade
- Sociedade do desempenho, sociedade ativa e a sociedade do cansaço
- Neurociências e Filosofia: uma aproximação possível
- O peso da felicidade perpétua na contemporaneidade
- Sociedade do desempenho, sociedade ativa e a sociedade do cansaço
- Neurociências e Filosofia: uma aproximação possível
MÓDULO 18: FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA
- Fundamentos da Psicologia Social
- Bases Epistemológicas da Psicologia Comunitária
- Subjetividade, Identidade e Representações Sociais
- Influência das Instituições Sociais na formação e desenvolvimento da consciência e da identidade na Psicologia Social
- Bases Epistemológicas da Psicologia Comunitária
- Subjetividade, Identidade e Representações Sociais
- Influência das Instituições Sociais na formação e desenvolvimento da consciência e da identidade na Psicologia Social
15x R$ 250,00
Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 800 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
O curso é direcionado a profissionais da área da saúde, especialmente a psicólogos, mas pode também interessar a educadores, pedagogos e outros profissionais que lidam com o desenvolvimento humano, desde que tenham interesse em compreender os processos cognitivos e suas relações com o funcionamento cerebral. |
Este curso é oferecido por:
Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023