Atendimento Educacional Especializado - AEE
MÓDULO 1: DEFICIÊNCIA AUDITIVA E EDUCAÇÃO DE SURDOS I
- Surdez: Conceito e Causas
- Libras: Língua ou Linguagem
- Aspectos linguísticos da Libras
MÓDULO 2: DEFICIÊNCIA AUDITIVA E EDUCAÇÃO DE SURDOS II
- Expressão facial e linguagem corporal em Libras
- Propostas educacionais e sociais direcionadas à pessoa surda
- Dicas de convivência
MÓDULO 3: DEFICIÊNCIA AUDITIVA, VISUAL E SURDOCEGUEIRA
- Surdocegueira
- Alunos com necessidades educativas especiais: surdez, deficiência auditiva, cegueira e baixa visão
- Legislação: Lei n°10.436
MÓDULO 4: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, FÍSICA E PSICOMOTORA
- Alunos com necessidades educacionais especiais: deficiência intelectual
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: os distúrbios de aprendizagem associados à linguagem e à comunicação
- Dificuldades de aprendizagem associadas à falta de consciência corporal
MÓDULO 5: TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO E ALTAS HABILIDADES
- Características específicas da Educação Especial e a relação com o TGD
- Inclusão escolar de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação
- A formação e acompanhamento da tríade (escola, família e sociedade) para atender o processo ensino-aprendizagem de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação
MÓDULO 6: CONTEXTUALIZAÇÃO E CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS DO AUTISMO
- Sinais do TEA na infância
- Critérios diagnósticos do TEA
- A importância da família e o diagnóstico
MÓDULO 7: SINTOMATOLOGIA DO TDAH NAS ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
- Identificação e Avaliação do TDAH: DSM V e CID 11
- Subtipos ou Apresentações do TDAH
- Sintomatologia do TDAH na primeira e segunda infância
MÓDULO 8: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA I
- AEE – Atendimento Educacional Especializado
- A inclusão de alunos com deficiência na educação básica
- Práticas e Metodologias inclusivas em sala de aula
MÓDULO 9: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA II
- Interação social dos alunos
- Tecnologia e Educação Inclusiva
- A Educação Inclusiva e o processo de Avaliação
MÓDULO 10: TECNOLOGIA ASSISTIVA
- A CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) e o desenho universal
- Softwares de acessibilidade na Educação: funções e usos
- Sala de recursos multifuncionais e acessibilidade na Educação
MÓDULO 11: LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM
- Diagnóstico diferencial em linguagem
- Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL): avaliação e intervenção
- Aprendizagem de leitura e escrita e seus transtornos
MÓDULO 12: COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E O TEA
- Metodologia PECS para o tratamento do TEA
- As 6 etapas do PECS e a condução da abordagem
- Aplicativos e recursos da Comunicação alternativa
MÓDULO 13: FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE
- Diversidade e inclusão social na sala de aula
- Em busca de uma verdadeira prática inclusiva
- Brincadeiras, jogos e esportes para pessoas com deficiência auditiva, visual e intelectual

Duração: 720 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
Professores da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e médio) |
Este curso é oferecido por:

Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023
