Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Surdez e Libras
MÓDULO 1: PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
- Paradigmas e conceitos sobre a educação inclusiva
- Modelos e propostas educacionais na educação especial
- A Inclusão inserida no contexto das Políticas Públicas
MÓDULO 2: AEE E PRÁTICAS INCLUSIVAS EM SALA DE AULA
- Proposta da educação especial e o ensino regular
- A inclusão de alunos com deficiência na educação básica
- Práticas e Metodologias inclusivas em sala de aula
MÓDULO 3: ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS E A SURDEZ
- Surdez: Conceito e Causas
- Identidade Surda
- História da educação de surdos
MÓDULO 4: ASPECTOS DA LIBRAS
- Aspectos linguísticos da Libras
- Parâmetros da Libras
- Expressão facial e linguagem corporal em Libras
MÓDULO 5: LIBRAS I
- Humor na cultura surda
- Escrita de sinais: signwriting
- Verbos e advérbios em Libras
MÓDULO 6: LIBRAS II
- Mercado de trabalho para pessoas surdas
- Datas comemorativas na comunidade surda
- Estruturação dos sinais na formação das palavras na Libras
MÓDULO 7: LIBRAS III
- As emoções na língua de sinais
- Os meios de transportes
- Os alimentos e refeições
MÓDULO 8: LIBRAS IV
- A Diversidade no Vocabulário em Libras
- A Conversação em Libras
- Dicas de convivência
MÓDULO 9: PRÁTICAS ESPECIAIS EM TILSP (TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO LIBRAS)
- O Intérprete Educacional no Ensino Superior: especificidades e desafios dos TILSP na mediação da relação entre o professor e o aluno
- A tradução e a interpretação de discursos semióticos em Libras: contribuições das metáforas e polissemias
- Práticas de Tradução de Libras de Textos Especializados
MÓDULO 10: SOCIOLOGIA DA ACESSIBILIDADE I
- Diversidade Humana e Deficiência: breve análise sobre os tipos de deficiência
- Inclusão Social e o Princípio da Diversidade
- Inclusão da Pessoa com Deficiência
MÓDULO 11: SOCIOLOGIA DA ACESSIBILIDADE II
- Políticas Sociais e Legislações pelos Direitos à Cidadania Plena das Pessoas com Deficiência
- Inclusão e as Políticas Públicas: atenção integral à saúde
- Inclusão e as Políticas Públicas: a educação, cultura, esporte e lazer
MÓDULO 12: LEGISLAÇÃO E CULTURA SURDA
- Propostas educacionais e sociais direcionadas à pessoa surda
- Comunidade e Cultura Surda
- Crianças surdas e suas famílias
Objetivos
Capacitar profissionais da educação e áreas afins para atuarem com excelência na educação inclusiva, com foco na compreensão das necessidades educacionais de pessoas surdas e no uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como ferramenta de ensino e comunicação.

Duração: 720 horas |
Modalidade: Pós-Graduação EAD |
Público-alvo:
O curso é voltado para professores, pedagogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, assistentes sociais, psicólogos e demais profissionais interessados em atuar na área da educação inclusiva ou que desejam se especializar em práticas pedagógicas voltadas à inclusão de pessoas surdas. |
Este curso é oferecido por:

Credenciamento EAD via Portaria de credenciamento EAD n° 1.048 de 31/05/2023, DOU 02/06/2023
