WhatsApp

Educação Inclusiva com Ênfase em Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades

MÓDULO 1: PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA I

- O conceito de deficiência
- Da exclusão à inclusão: aspectos históricos
- Diretrizes para a Educação Inclusiva no Brasil
- Rumo à uma verdadeira prática inclusiva

MÓDULO 2: PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA II

- Práticas e Metodologias inclusivas em sala de aula
- Planejamento Curricular e inclusão
- Tecnologia e Educação Inclusiva
- A Educação Inclusiva e o processo de Avaliação

MÓDULO 3: ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

- Alunos com necessidades educativas especiais: surdez, deficiência auditiva, cegueira e baixa visão
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: Deficiência Múltipla (DMU)
- Alunos com necessidades educacionais especiais: deficiência intelectual
- Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: os distúrbios de aprendizagem associados à linguagem e à comunicação

MÓDULO 4: DESENVOLVIMENTO, APRENDIZAGEM E ABORDAGENS PSICOPEDAGÓGICAS

- Desenvolvimento socioemocional: Teoria Ecológica e Teoria do Desenvolvimento de Duração da Vida
- Abordagens psicopedagógicas: a Gestaltpedagogia, Psicodrama e Teoria Sistêmica
- Abordagens psicopedagógicas: a Psicanálise, Teoria Comportamental e Neuropsicologia
- TDAH, TEA, TOD: como encaminhar para avaliação psicológicas pela escola

MÓDULO 5: DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E ATIVIDADES DE PSICOMOTRICIDADE

- Psicomotricidade, desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem
- Atividades Lúdicas de Psicomotricidade para Crianças
- Exercícios de psicomotricidade para crianças com problemas de desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM)
- Avaliação e prática psicomotoras

MÓDULO 6: CONTEXTUALIZAÇÃO E CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS DO AUTISMO

- História do Autismo e sua definição
- Sinais do TEA na infância
- Critérios diagnósticos do TEA
- A importância da família e o diagnóstico

MÓDULO 7: DESENVOLVIMENTO HUMANO E DESAFIOS EM INDIVÍDUOS COM TEA

- Avaliação neuropsicológica no TEA
- Ausências de habilidades x excessos de comportamentos disruptivos e inadequados
- Alterações sensoriais x Birras
- Estereotipias, comportamentos repetitivos e rigidez

MÓDULO 8: O COMPORTAMENTO VERBAL NO TEA

- O comportamento verbal
- Comportamento Verbal: Operantes verbais primários formais – Ecoico, Ditado, Cópia, Textual
- Comportamento Verbal: Operantes verbais primários temáticos - Tato, Mando e Intraverbal
- Comportamento Verbal: Autoclíticos

MÓDULO 9: COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E O TEA

- A comunicação alternativa
- Metodologia PECS para o tratamento do TEA
- As 6 etapas do PECS e a condução da abordagem
- Aplicativos e recursos de comunicação alternativa

MÓDULO 10: MEDIAÇÃO ESCOLAR: PROCESSOS E ESTRATÉGIAS COM TEA

- Plano de ensino e currículo individualizados para crianças e adolescentes com TEA
- Atendimento educacional especializado aplicado ao TEA: exemplos e práticas
- Plano de intervenção inclusiva para indivíduos com TEA
- Recursos Educacionais e Atividades Adaptadas para Pessoas com Autismo

MÓDULO 11: TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO (TGD), ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO

- Definição e visão social de Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD), Altas Habilidades e Superdotação
- Características específicas da Educação Especial e a relação com o TGD
- Inclusão escolar de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação
- A formação e acompanhamento da tríade (escola, família e sociedade) para atender o processo ensino-aprendizagem de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação

MÓDULO 12: TECNOLOGIA ASSISTIVA

- Tecnologia Assistiva e Divisão das categorias assistivas na Educação Inclusiva
- A CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) e o desenho universal
- Softwares de acessibilidade na Educação: funções e usos
- Sala de recursos multifuncionais e acessibilidade na Educação
Como funciona:
O curso de "Educação Inclusiva com Ênfase em Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades" é projetado para fornecer aos profissionais da educação as habilidades e o conhecimento necessários para atender às necessidades variadas de alunos com TGD e altas habilidades em ambientes educacionais inclusivos.
Curso de Educação Inclusiva com Ênfase em Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades
Educação Inclusiva com Ênfase em Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades
15x R$ 250,00 Apenas 15x R$ 99,00
Após o pagamento, o início do curso é imediato e você tem até 365 dias para concluir o curso
Duração: 720 horas
Modalidade: Pós-Graduação EAD
Público-alvo:

O público-alvo do curso "Educação Inclusiva com Ênfase em Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades" são profissionais da área da educação, como professores da educação básica e especial, coordenadores pedagógicos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, entre outros. Além disso, também podem ser destinado a profissionais da saúde, assistentes sociais, pais e responsáveis por crianças e adolescentes com TGD e altas habilidades, bem como estudantes e pesquisadores interessados na temática da educação inclusiva e no atendimento a esses grupos específicos.


Este curso é oferecido por:

Faculdade Metropolitana

Scroll Up